Teste psiorg1
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atividade_PsiOrg_2305

5 participantes

Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Atividade_PsiOrg_2305

Mensagem por Admin Qua maio 10, 2017 2:40 pm

Prezados acadêmicos,

Essa é uma atividade de fórum, valendo de 0-3 pontos, da disciplina semipresencial Psicologia das Organizações.

Leia as instruções abaixo e participe do fórum. O prazo para participação é 23.05. Sua participação será avaliada em termos de presença e qualidade de suas contribuições.

Dúvidas, entrem em contato.

Abcs,

Marileide

Instruções

De acordo com o texto em pdf da disciplina (e vídeo aula-), abordando a temática "Abrangência do estudo psicológico", as influências de origem genética, as decorrentes do ambiente e as diferentes situações interferem no desenvolvimento psicológico da pessoa, bem como no processo de aquisição de experiências e inter-relação com os demais, mediados pela linguagem. Diante disso, pesquise ferramentas que psicólogos usam para avaliar ou intervir sobre esses fenômenos psicológicos no contexto da organização, nas bases de dados: Scielo e Google Acadêmico. Em seguida, poste no fórum:
1) Do que se trata a ferramenta
2) As habilidades/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidades e funções com base no material estudado
3) Como essa ferramenta auxilia o profissional psicólogo no ambiente organizacional
4) Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta


Última edição por Admin em Ter maio 16, 2017 3:20 pm, editado 1 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Re: Atividade_PsiOrg_2305

Mensagem por Francieli Dal Cortivo Dom maio 21, 2017 12:58 pm

FRANCIELI DAL CORTIVO - "Coleção DTO II - Diagnóstico Tipológico Organizacional"
Realizei uma pesquisa na base de dados "Scielo" e encontrei um artigo que trata dos "instrumentos de avaliação mais conhecidos" e dado a questão, que trata de instrumentos para o meio das organizações, encontrei um teste chamado: "Coleção DTO II - Diagnóstico Tipológico Organizacional"
1) Do que se trata a Ferramenta?
Este instrumento é um exercício de cunho organizacional que permite criar uma interface entre a descrição de funções e a avaliação de estilo cognitivo ou tipo psicológico como definidos por Carl Gustav Jung em sua obra. Com base nesta teoria é possível avaliar e compreender melhor a atividade e cada função organizacional em uma empresa ou instituição.

2) As habilidades/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidades e funções com base no material estudado?
As habilidades/funções psicologicas estudadas nesta ferramenta são: O estilo cognitivo ou tipo psicológico no contexto organizacional

3)Como essa ferramenta auxilia o profissional psicólogo no ambiente organizacional?
Esta ferramenta auxilia o profissional psicologo no ambiente organizacional, pois após a análise do Perfil Tipológico Funcional de cada departamento correlaciona-se com o Perfil Tipológico Individual dos funcionários, o que é facilitado para o psicologo, (utilizando-se o inventário Questionário de Avaliação Tipológica – QUATI), batendo-se desta maneira uma interface entre o perfil tipológico individual e o perfil das atividades exigidas em qualquer função ou atividade.  Esta correlação facilita a alocação das pessoas em postos em que melhor desenvolverão seu potencial, resultando em benefícios para a organização.

4) Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta?
Entre os pontos positivos estão: Posicionar o profissional onde ele se sinta melhor, motivado, podendo assim serem desenvolvidas suas potencialidades em novos postos de trabalho, trazendo ótimos benefícios para as empresas – eficiência e produtividade, e para os colaboradores – adequação profissional, aumento da motivação e satisfação pessoal.
Entre os pontos negativos: Após algum tempo a pessoa pode perder essa motivação.

Francieli Dal Cortivo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Re: Atividade_PsiOrg_2305

Mensagem por Admin Dom maio 21, 2017 6:25 pm

(1) Do que se trata a ferramenta?
O teste de Wartegg é uma técnica projetiva gráfica que traz consigo os pressupostos de todas as técnicas projetivas,, é conhecido como o Teste da Fantasia.
(2) As habilidades/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidades e funções com base no material estudado
avalia funções basicas da personalidade, como emoção, imaginação, intelecto e energia (ação).
(3) Como essa ferramenta auxilia o profissional psicólogo no ambiente organizacional
No processo de seleção este teste auxilia para observar se o candidato tem uma qualidade especifica para o devido cargo, como por exemplo, se a pessoa é criativa, tem paciência é organizado, tem disponibilidade para os trabalhos, entre outras características que geralmente as empresas existem.
(4) Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta
o teste de Wartegg apesar de não ser um teste autorizado pelo Conselho, é um teste que muitas empresas utilizam para fins de seleção de candidato. um dos pontos positivos é que este teste avalia as características indivíduos, e suas habilidades, por outro lado, por ser um teste projetivo ele é mais desacreditados por muitos profissionais, e sua interpretação é mais subjetiva, de acordo com o olhar de cada profissional.
(DALILA)

Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty ATIVIDADE EAD ABRANGENCIA DO ESTUDO PSICOLOGICO/Ana Paula

Mensagem por Admin Dom maio 21, 2017 6:56 pm

01- Do que se trata a ferramenta?
A ferramenta trata-se de um teste psicológico psicométrico: CPS - ESCALAS DE PERSONALIDADE DE COMREY.

02-As habilidades/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidades e funções com base no material estudado.
Tem como função a Avaliação da personalidade, tais como confiança e atitude defensiva, ordem e falta de compulsão, conformidade social e rebeldia, atividade e passividade, estabilidade e instabilidade emocional, extroversão e introversão, masculinidade e feminilidade, empatia e egocentrismo. Os aspectos da personalidade são questões internas do sujeito, o texto traz o desenvolvimento da personalidade, da percepção social, destacando traços da personalidade, estabilidade emocional, a linguagem, motivação, extroversão e introversão. Correlacionando ambos percebe-se que auxilia e ajuda no desenvolvimento das potencialidades de cada individuo, o tornando mas eficaz e produtivo.

03-Como essa ferramenta auxilia o profissional no ambiente organizacional?
Auxilia no aproveitamento e compatibilidade, pois sua aplicação é rápida e objetiva, ajuda o profissional na seleção de candidatos e a recolocarem onde melhor se adaptarem, com maior eficiência e ajustamento. Pois o profissional tem a opção de trabalhar tanto aspectos individual ou coletivo.


04-Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta.
Como ponto positivo pode-se destacar sua aplicação individual ou coletiva, sem limite de tempo, sua correção e manual e informatizada, preço acessível, recomendado para qualquer idade acima do ensino fundamental, um teste favorável no CRP.
Como ponto negativo por ser um teste novo sua publicação segundo o site do CRP em 2009.

(TESTE PESQUISADO NO SITE DO CRP)

Ana Paula de Souza


Última edição por Admin em Dom maio 21, 2017 8:33 pm, editado 1 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Re: Atividade_PsiOrg_2305

Mensagem por Admin Dom maio 21, 2017 8:08 pm

Acadêmica: Márcia de Sousa Santos.
Conforme compreendidos nos estudos do material em pdf, juntamento com a vídeo aula "Abrangência do Estudo Psicológico" e pesquisas de artigos expõe as técnicas psicológicas no âmbito organizacional para seleção e recrutamento de pessoal identificando suas habilidades para cada função de desempenho.
A ferramenta inicial utilizada neste processo são os testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevista e observação. Tais testes exige do profissional habilidades das técnicas a serem utilizadas, e assim diminuir a possibilidade de erro na escolha de um candidato, por isso é recomendável a utilização de diversas técnicas que se complementam, visto que dessa forma pode-se conseguir uma percepção mais abrangente do comportamento dos candidatos.
A dinâmica em grupo é constituída por atividades como  vivências, jogos, simulações, testes situacionais. Na observação o profissional aumenta sua compreensão à respeito do comportamento que está em investigação facilitando a formulação de hipóteses para futuras intervenções. Entretanto o processo de entrevista consiste em um conjunto de técnicas de investigação, com tempo delimitada, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais e sistêmicos do candidato. O profissional conduz a entrevista de acordo com suas práticas, fazendo uso de perguntas abertas, semi-abertas ou estruturas.
Salienta que tais técnicas auxiliam o profissional a obtenção de dados para maior mensuração das habilidades e competências dos candidatos de acordo a seus respectivos cargos. Em suma, devido a alta competitividade das empresas e a procura cada vez maior por pessoas capacitadas, a seleção de pessoas é um processo que ganha visibilidade e valorização dentro das organizações.
De acordo com as pesquisas, identifiquei os pontos negativos com relação a utilização dos testes, na escolha do instrumento de avaliação, na formação e no uso dos testes, uma problemática comumente evidenciada em alguns profissionais que não estão capacitados para desenvolver sua profissão, seja ela no âmbito organizacional, Clínico, Escolar entre outros campos de atuação.


Última edição por Admin em Qua maio 24, 2017 12:39 am, editado 1 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Re: Atividade_PsiOrg_2305

Mensagem por Kellyrezer Dom maio 21, 2017 9:14 pm

TESTE DE RORSCHACH (KELLY)

1) Do que se trata a ferramenta
Trata-se de uma técnica projetiva, embasada por indicadores psicométricos, construída para avaliar a personalidade. É composta por dez cartões, cinco contendo manchas escuras e outros cinco contendo manchas coloridas, os quais servem de estímulos pouco organizados que levam o indivíduo em avalição a expressar conteúdos associativo-perceptivos representativos de seu modo de pensar, sentir e agir no dia a dia. A administração é individual e exige que os examinandos identifiquem o que os borrões de tinta construídos parecem em resposta à pergunta ‘O que isso poderia ser?’

2) As habilidade/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidade e funções com base no material estudado.
O teste de Rorschach é utilizado para avaliar a personalidade. Nas empresas, os pesquisadores acreditam que, por meio do conhecimento da personalidade da pessoa, será mais fácil selecionar funcionários para os diferentes cargos ou funções, conforme sua adequação ao trabalho ou orientação profissional de acordo com o perfil que eles apresentem.

3) Como essa ferramenta auxilia o profissional psicólogo no ambiente organizacional.
Utilizando esse teste o psicólogo poderá avaliar os traços de personalidade que se sobressaem em cada individuo, tais como a timidez, a agressividade, a submissão, a preguiça, a ambição, a lealdade, entre outros. Através deste é possível selecionar funcionários que se adequem em determinada função, por exemplo: uma pessoa tímida ou acanhada, raramente conseguirá lidar com o público, mas pode ter um grande destaque no desenvolvimento de softwares, os quais não exigem esse contato.  

4) Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta.
Diante das pesquisas realizadas, o teste de Rorschach tem sido muito eficiente ao medir a personalidade, sendo uma das ferramentas mais usadas pelos psicólogos para esse fim, só que, à medida que aumenta a faixa etária dos participantes, nota-se que as respostas se tornam mais complexas e precisas, e pode gerar uma certa dificuldade ou até mesmo uma correção errada deste teste.

Kellyrezer

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Re: Atividade_PsiOrg_2305

Mensagem por Admin Dom maio 21, 2017 9:16 pm

(1)Do que se trata a ferramenta?
O inventario psicológico são usados para avaliar os aspectos psicológicos dos indivíduos,bem como para testar teorias sobre a personalidade em geral.
(2) As habilidades/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidades e funções com base no material estudado.
Avalia o individuo normal em 15 necessidades ou motivos psicológicos: Assistência, intracepção, afago, deferência, afiliação, dominância, denegação, desempenho, exibição, agressão, ordem, persistência, mudança, autonomia e heterossexualidade.
3) Como essa ferramenta auxilia o profissional psicólogo no ambiente organizacional?
Os aspectos da personalidade dos examinados. Se mostrando plenamente adequado ou objetivo proposto no processo de avaliação psicológica.
4) Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta.
Os pontos positivos e negativos da do inventario fatorial da personalidade, não invalida outros modelos de avaliação de personalidade elaborados anteriormente e seus respectivos instrumentos.
(Sandra Olivate Dalle Luque)

Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Re: Atividade_PsiOrg_2305_Anaecols

Mensagem por Admin Seg maio 22, 2017 8:26 am

Prezadas acadêmicas Ana Paula, Márcia, Dalila, Kelly e Sandra,

Boa pesquisa sobre os instrumentos!

Algumas de vocês descreveram mais detalhadamente as ferramentas, outras menos, assim como algumas usaram mais as próprias palavras, outras menos.

Comparem as respostas umas das outras e vejam que dicas podem obter umas das outras para as próximas atividades! (ex. completude, detalhamento, análise, linguagem acadêmica e adesão às normas da Língua Portuguesa)

Abcs,

Marileide

Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Re: Atividade_PsiOrg_2305 Francieli

Mensagem por Admin Seg maio 22, 2017 8:30 am

Francieli,

Retornei sobre a sua atividade ontem, mas não vejo postado aqui no fórum.

Sobre o seu trabalho, boa pesquisa! Dica para as próximas atividades: usar mais as próprias palavras (sem perder o rigor da escrita acadêmica) Smile

Abcs,

Marileide

Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Re: Atividade_PsiOrg_2305

Mensagem por Admin Seg maio 22, 2017 2:29 pm


NATÁLIA MARTINS
1) Do que se trata a ferramenta.
A Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo (EFN) tem por objetivo avaliar uma dimensão da personalidade humana denominada Neuroticismo / Estabilidade Emocional.
2) As habilidades/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidades e funções com base no material estudado.
É um instrumento auto administrável que avalia a personalidade humana a partir do levantamento de Traços de Personalidade no modelo dos Cinco Grandes Fatores.
3) Como essa ferramenta auxilia o profissional psicólogo no ambiente organizacional.
É de grande utilidade para instituições, pois permite uma avaliação rápida e objetiva de importantes aspectos da personalidade humana, servindo como recurso de triagem e identificação de casos que apresentem maior gravidade em relação aos aspectos avaliados pelo instrumento. Nas escalas, representa as diferenças individuais dos padrões emocionais associados a um desconforto psicológico.
4) Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta.
Sendo útil para avaliação de grupos comunitários, de trabalhadores que exerçam atividades estressantes ou de maior risco. Recomenda-se cautela em situações como seleção de pessoal, quando as respostas poderão ser manipuladas, gerando resultados não confiáveis, invalidando as conclusões elaboradas a partir do levantamento do instrumento.

Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty KASSIANE BEN GONÇALVES DA SILVA

Mensagem por Admin Ter maio 23, 2017 5:10 pm

1) Do que se trata a ferramenta
A ferramenta pesquisada, foi encontrada em um artigo de nome "Avaliação psicológica em processos seletivos: Contribuições da Abordagem Sistêmica." Se trata de uma abordagem que visa buscar o sistema empresarial como um todo, tanto em relação de equipe quanto de individuo,  lembrando que um sistema é a relaçao interdependente de duas ou mais partes, essa ferramenta vai avaliar essa relação como um todo, pois avaliada de forma particular perderia o sentido, sendo que uma alteração em uma parte, traz mudança no todo.

2) As habilidades/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidades e funções com base no material estudado.
A avaliação psicológica em ambientes organizacionais visto do prisma da abordagem sistêmica, tem por objetivo trazer ao psicológo o conhecimento da empresa como uma parte maior, trazer à luz teórica como ela funciona, focando no cargo que deve ser preenchido, como ele se relaciona com as demais partes e outros cargos e ainda predizer possíveis mudanças na parte, que poderá influenciar no todo com base nas modificações cotidianas da economia, tecnologia e politica. Após isso através das ferramentas mais específicas usadas pelo psicológo, tem como objetivo no indivíduo, identificar e selecionar as caracteristicas que mais se assemelham às pedidas pelo cargo, levando em conta, assim como abordado no texto, a avaliação psicológica embasada nas influências do ambiente, condições emocionais e sócio-históricas que vão formar o todo do individuo.

3) Como essa ferramenta auxilia o profissional psicólogo no ambiente organizacional
Auxilia no planejamento de seleção do funcionário para o cargo, de modo que após a análise da empresa como  um todo, ele possa selecionar as suas ferramentas que trarão resultados mais fidedignos e condizentes com o cargo a ser preenchido, fazendo com que a satisfação e produtividade da empresa alcance o objetivo desejado.

4) Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta
Os pontos positivos trazidos dentro desta abordagem de trabalho no âmbito organizacional, é que ela possui várias outras ferramentas que podem ser usadas pelo psicológo, como a entrevista psicológica, as técnicas vivenciais, entrevistas individuais ou coletivas e os testes, ou seja, há um leque de opções que podem ser tratados dentro da abordagem sistemica e que auxiliam na coleta de dados e no entendimento da dinâmica da empresa e  qual individuo melhor se encaixa nela. Um ponto negativo é que a avaliação depende muito da subjetividade do indivíduo, da instabilidade de modificações da empresa e das constantes alterações do mercado político, financeiro e tecnológico, faz com que o psicológo tenha mais dificuldades na hora da avaliação e análise dos resultados.

Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Re: Atividade_PsiOrg_2305

Mensagem por Josi Martendal Ter maio 23, 2017 8:00 pm


1) Do que se trata a ferramenta
A ferramenta escolhida foi o Teste de Inteligência Geral não Verbal ou TGI, ele irá avaliar características especificas como a inteligência do individuo, definindo seu quociente irá analisar também raciocínios errados e os processos envolvidos em sua execução. Pode ser aplicado individualmente ou coletivamente, a partir dos 18 anos. É composto por figuras que serão apresentadas em ordem crescente de dificuldade aonde o aplicando deverá anotar a resposta que acha correta em uma folha apropriada.

2) As habilidades/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidades e funções com base no material estudado
São avaliadas por essa ferramenta habilidades como a inteligência intelectual, formas de raciocínio numéricos, resolução de problemas e classifica a inteligência levando em consideração a escolaridade de cada um.

3) Como essa ferramenta auxilia o profissional psicólogo no ambiente organizacional
Diante de uma seleção de funcionários por exemplo em uma função especifica que exige um quociente de inteligência maior esse teste é utilizado como ferramenta classificatória.

4) Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta
A efetividade é que se pode sabe quantitativamente em porcentagem o percentil de inteligência, e tem como ponto negativo essa questão de ser voltado para o lado quantitativo e não qualitativo, algo que se tem vários questionamentos quanto a sua validade, e que se não for aplicado corretamente pelo profissional não será fidedigno, levar em consideração todo o contexto do aplicando no momento da aplicação.

Josi Martendal

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty LUZIANE APARECIDA SIQUEIRA

Mensagem por Admin Ter maio 23, 2017 9:13 pm

O inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp (ISSL)

1.Do que se trata a ferramenta?
Esta ferramenta é utilizada para medir os níveis de stress em jovens e adultos, sua aplicação pode ser realizada de maneira individual ou em grupo. O inventário é dividido em três partes, baseados em sintomas físicos ou psicológicos, que o individuo tenha experimentado nas ultimas 24 horas, na última semana e no último mês. Ao total são 37 itens de natureza somática e 19 psicológicas, onde alguns sintomas são repetidos, porém com intensidades variadas.

2.As habilidade/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidade e funções com base no material estudado:
Basicamente, no ambiente organizacional este inventário irá avaliar quadros e intensidades de stress, visando facilitar uma avaliação específica sobre a existência desses sintomas e os níveis em que apresentam.

3.Como essa ferramenta auxilia o profissional psicólogo no ambiente organizacional?
Levando em consideração que o stress em níveis elevados é um dos principais fatores que favorecem o aparecimento de doenças físicas e mentais dentro do ambiente de trabalho, o profissional psicólogo através desta ferramenta poderá identificar a presença e níveis em que esses traços se apresentam, facilitando possíveis formas de intervenções.

4.Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta:
Um ponto positivo, diz respeito à sua facilidade e modo de aplicação  e um ponto negativo corresponde ao seu nível de precisão, uma vez que ele indicará apenas níveis em que tais sintomáticos se apresentam, sendo assim será necessário realizar uma investigação posterior mais detalhada para que possíveis estratégias de enfrentamento sejam adotados.

Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Re: Atividade_PsiOrg_2305

Mensagem por Jessica Caroline Gorges Ter maio 23, 2017 10:53 pm

1.Do que se trata a ferramenta?
INVENTÁRIO DE SINTOMAS DE STRESS PARA ADULTOS DE LIPP (ISSL)
Este teste é utilizado nas organizações com o intuito de avaliar se o colaborador possui stress físico/psicológico ou não. Conforme seu nome já diz, este é um teste indicado para aplicação em adultos, podendo ser aplicado de forma coletiva ou individual.
O teste é composto por 3 etapas nas quais podem definir se o individuo possui um stress físico ou Psicológico ou até mesmo os ambos dependendo da situação na qual, o individuo se encontra.

2.As habilidade/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidade e funções com base no material estudado:
Em ambientes organizacionais ou institucionais este teste serve para avaliar quadros de stress do colaborador, facilitando assim, ao profissional de psicologia obter uma avaliação e resultados mais especificos sobre a existencias dos sintomas e quais suas causas e no que poderá ser trabalhado para reverter essa situação dentro do ambiente de trabalho.

3.Como essa ferramenta auxilia o profissional psicólogo no ambiente organizacional?
Após de identificado o sintoma dentro do local de trabalho, o profissional da Psicologia poderá estar buscando métodos de apoio para se trabalhar essa situação e, facilitando assim o seu método de intervenção após o diagnostico.

4.Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta:
Um dos pontos positivos para este teste é, sua forma de aplicação sendo, ela simples e rápida. E um dos pontos Negativos seria sua correção manual no qual envolvem cálculos percentuais para se chegar a um resultado, tanto para sintomas de stress físico como para sintomas de stress psicológico.

Jessica Caroline Gorges

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Re: Atividade_PsiOrg_2305

Mensagem por Admin Ter maio 23, 2017 11:45 pm

HERICA SANTOS PEDROSO
Questionário de Avaliação Tipológica-QUATI
Autor: José Jorge de Morais Zacharias


1) Do que se trata a ferramenta

De um instrumento com foco investigativo baseado na teoria Junguiana e em sua tipologia que tem como objetivo medir a personalidade através das escolhas situacionais que cada sujeito faz.
2) As habilidades/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidades e funções com base no material estudado
Tem como habilidades e funções a tentativa de definir estilos cognitivos e de comportamento individual, contribuindo com as percepções sociais, como as capacidade de interação e desenvolvimento humano. O teste busca classificar semelhanças e diferenças em determinados grupos, auxiliando na organização de equipes de trabalho, envolvendo as variações entre as mesmas e na detecção e solução de conflito nas organizações, no treinamento empresarial e remanejamento de pessoal, na criação de programas de ensino-aprendizagem. Avalia a personalidade por meio da escolhas situacionais que cada indivíduo faz.
3) Como essa ferramenta auxilia o profissional psicólogo no ambiente organizacional
Auxiliando na tentativa de classificar as semelhanças e diferenças em determinados grupos, detectando e resolvendo conflitos nas organizações, avaliando a personalidade do indivíduo, suas características comportamentais e cognitivas.
4) Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta
Um ponto positivo que pode ser avaliado é a utilizando a correção online do teste Quati, que gera automaticamente um relatório com os resultados obtidos pelo avaliado por meio de gráficos e com texto interpretativo para o profissional. Por obter 93 questões o teste pode ser visto como um instrumento cansativo e extenso para alguns profissionais e também pelos clientes, considerando um grau baixo de interesse e motivação, relacionando a presa em obter resultado esperado hoje pelo público.


Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Re: Atividade_PsiOrg_2305

Mensagem por Admin Ter maio 23, 2017 11:49 pm

Jaqueline
1) Do que se trata a Ferramenta?
Avaliação psicológica: Conceito, uso e formação profissional
É uma ferramenta para coleta de dados, em que inclui métodos e técnicas de investigação para busca de informações importantes das pessoas avaliadas, sendo importante conciliação na área de recursos humanos em geral ou em outros órgãos com necessidades de avaliação por períodos determinados. Especificamente, na área de recursos humanos avalia aos contextos práticos de desempenho, como a eficácia, metodologias de trabalho ou condições de realização.

2) As habilidades/funções psicológicas avaliadas pela ferramenta, conceituando essas habilidades e funções com base no manul estudado:
Os testes psicológicos são instrumentos exclusivos na avaliação psicológica, sendo úteis para obter informações com maior clareza no processo de seleção, em que inclui também, a comunicação verbal e não-verbal do entrevistado. Através disso, as expectativas da entrevista preenchem outros campos em que o contrate está em busca, a forma de interagir em grupos, entre outros instrumentos importantes.

3) Como essa ferramenta auxilia o profissional psicólogo no ambiente organizacional?
Os instrumentos auxiliará o psicólogo a traçar um perfil mais preciso do candidato para as respectivas áreas necessitadas do contratante. Cada pessoa tem seus próprios comportamentos, a avaliação psicológica, juntamente com os testes facilitará reconhecer a atuação no trabalho, no que condiz a compatibilidade possível entre as características observadas do sujeito e as exigências.

4) Efetividade e pontos positivos e negativos da ferramenta.
Os principais pontos positivos para obter bons resultados no uso dessa ferramenta, é ter o profissional qualificado e apto de acordo com a demanda das necessidades inserida na empresa. Os testes são instrumentos importantes e precisos nos processos seletivos, entretanto, devem ser avaliados conforme o conjunto de candidatos para cada área especifica, respeitando os limites dos cargos, sem deixar de incluir as condições da participação em grupos. Os pontos negativos é o fato de que não poderá atingir o perfil necessário à empresa em todas as avaliações psicológicas, o potencial e desempenho propostos. Isso também inclui o uso inadequado dos testes psicológicos, alterados e sem validade; podendo acarretar consequências graves ao entrevistado, sendo questão que já condiz as responsabilidades e ética do profissional psicólogo.

Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty KARLA EDUARDA SILVEIRA DOS SANTOS

Mensagem por Admin Ter maio 23, 2017 11:57 pm

01 DO QUE SE TRATA A FERRAMENTA?
Se trata de um teste projetivo: HTP que vem sendo utilizado pelas empresas.

02 Tem como habilidade compreender aspectos da personalidade subjetiva do individuo, na admissão de algumas empresas.

03 Auxilia na interpretação de aspectos subjetivos e internos do individuo e com base no material estudado pode se correlacionar que ambos trabalham aspectos, como motivação, percepção, traços da personalidade, introversão e extroversão entre outros

04 Como pontos positivos é interpretação de conteúdos internos, que neste teste são percebidos.
Como ponto negativo é a validação do teste pois requer do profissional grande conhecimento referente o mesmo.

Admin
Admin

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/05/2017

https://psiorganizacional1.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Atividade_PsiOrg_2305 Empty Re: Atividade_PsiOrg_2305

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos